Psychotic Visionary
Professora Orientadora: Martha Terenzzo
Papéis: Direção de arte, design e escrita
Para este trabalho recebemos um briefing que nos orientava a desenvolver uma narrativa no formato de Branded Content para uma marca de escolha pessoal, utilizando técnicas de storytelling. O formato era de livre escolha, e eu optei pela revista digital.
A marca que eu escolhi foi a de sapatos, Dr. Martens, que surgiu na Inglaterra em 1901. Até meados dos anos 60 ela vestia principalmente trabalhadores, que precisavam de sapatos duráveis e úteis para as longas jornadas de trabalho, contudo, no fim da década, a marca passou por uma onda de mudanças devido ao cenário cultural de novas ideias. Os sapatos começaram então a serem consumidos por jovens skinheads que abraçaram o estilo da classe trabalhadora.
Apegada na representação de auto-expressão que a marca proporcionou num dos movimentos culturais mais importantes do séxulo XX, o punk, decidi fazer um branded content contando a história de Malcolm McLaren, que além de designer de roupas, artista e empresário dos Sex Pistols, foi um dos maiores precursores desse movimento na Inglaterra e no mundo.
Psychotic Visionary é uma revista física e digital que compartilha a trajetória de Malcolm McLaren e sua importância patra a ascensão do punk através de elementos gráficos e do storytelling.
O plot escolhido foi a história de Malcolm no decorrer dos anos 70, desde o momento que começou a se identificar com a moda até entender que a fusão dela com a música popular é capaz de criar uma incrível combustão. Essa junção chama atenção de jovens, artistas e modernos londrinos tornando-o uma espécie.de referência no assunto. Não satisfeito em "apenas" roupas com atitude, McLaren se envolve mais ainda com a música e vira empresário dos New York Dolls. Malcolm, junto da banda, visita Nova Iorque, o epicentro mundial do punk, e de lá trás diversos aprendizados para a Inglaterra, fazendo com que se torne uma celebridade do movimento.
Obg!